segunda-feira, 23 de maio de 2016

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: FORMATIVA OU SOMATIVA?

Articulação pedagógica e prática de intervenção para subsidiar professores no apoio à recuperação da aprendizagem.

Articulação pedagógica: o papel do professor coordenador

Avaliação formativa

O vídeo traz à tona um tema bastante importante: o significado das avaliações desenvolvidas nas escolas. A partir dele, são expostas algumas informações e opiniões sobre o que caracteriza os diferentes tipos de avaliação, bem como seus objetivos principais.

Avaliação com foco na aprendizagem

É im­por­tante res­saltar que toda pro­posta de ava­li­ação deve ter ob­je­tivos claros e pre­vi­a­mente de­fi­nidos pelo pro­fessor. São esses ob­je­tivos que de­ter­mi­narão os itens que vão compor os ele­mentos a serem ava­li­ados, seja em ava­li­ação di­ag­nós­tica ou for­ma­tiva.

Elaboração de itens para avaliação
Para avan­çarmos mais em nossa com­pre­ensão, você pode con­sultar o do­cu­mento Guia de Ela­bo­ração e Re­visão de Itens do Inep. Dis­po­nível em http://www.if.ufrj.br/~marta/enem/docs_enem/guia_elaboracao_revisao_itens_2012.pdf
Ele traz al­guns as­pectos sobre a for­mu­lação de ques­tões ob­je­tivas, que devem ser con­si­de­rados para ela­bo­ração de ques­tões ba­se­adas em com­pe­tên­cias e ha­bi­li­dades.

Finalidade da avaliação: competências e habilidades

O do­cu­mento Guia de Ela­bo­ração e Re­visão de Itens do Inep apre­senta uma pro­posta de ela­bo­ração de ques­tões ob­je­tivas que segue a mesma me­to­do­logia ado­tada na ela­bo­ração de itens da Ava­li­ação da Apren­di­zagem em Pro­cesso - AAP e do SA­RESP.

Avaliação como prática de intervenção

Ao montar si­tu­a­ções de in­ter­venção di­dá­tica é fun­da­mental ‘ma­pear’ o co­nhe­ci­mento prévio dos alunos, ou seja, fazer uso da ava­li­ação ao longo do pro­cesso de apren­di­zagem. Assim, o pro­fessor deve fazer uso de si­tu­a­ções de ava­li­ação di­ag­nós­tica em sua prá­tica, para, a partir delas, ela­borar pro­postas de in­ter­venção ade­quadas.

Pro­fessor, ao montar si­tu­a­ções de in­ter­venção di­dá­tica é fun­da­mental ‘ma­pear’ o co­nhe­ci­mento prévio dos alunos, ou seja, fazer uso da ava­li­ação ao longo do pro­cesso de apren­di­zagem.
Saiba mais...
A revista Nova Escola traz a reportagem “A avaliação deve orientar a aprendizagem” que sugere um quadro com alguns instrumentos de avaliação bastante diversificados. Ressaltamos que, para um bom entendimento da proposta do quadro, deve-se considerar que qualquer um dos instrumentos apresentados, se utilizados de forma isolada, podem gerar dúvidas quanto à pertinência da avaliação proposta.
Clique aqui para acessar a reportagem.
Acesse aqui para visualizar o quadro da reportagem.

Sintetizando...
As ava­li­a­ções for­ma­tivas e di­ag­nós­ticas são ins­tru­mentos para in­ter­venção nos pro­cessos de apren­di­zagem. Nesse sen­tido, é pre­ciso ter ob­je­tivos claros do que se quer acom­pa­nhar e se­le­ci­onar ou ela­borar ati­vi­dades cen­tradas nos as­pectos que pre­cisam ser mais de­sen­vol­vidos.
Um dos grandes de­sa­fios dos do­centes é jus­ta­mente este: ter cons­ci­ência das ha­bi­li­dades e con­ceitos que cada pro­posta apre­senta e dosá-los, de modo a po­derem, de fato, ser de­sen­vol­vidos pelos es­tu­dantes.


terça-feira, 17 de maio de 2016

5ª OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Etapa Oficinas nas escolas

As oficinas nas escolas representam a essência do trabalho do(a) professor(a) com vistas ao ensino dos gêneros textuais para os estudantes. Pretendem qualificar o processo de produção dos textos a serem enviados para o concurso.
Elas acontecem a partir das sequências didáticas propostas pela Olimpíada para os quatro gêneros textuais trabalhados no Programa. As oficinas estão publicadas no Caderno do Professor, disponível na Coleção da Olimpíada, compostos por áudios, vídeos, textos e jogos de aprendizagem relacionados aos conteúdos a serem trabalhados nas escolas.

Mobilização e divulgação

4 gêneros em cartaz

Ajuda o professor a aprofundar o gênero que vai ensinar e fornece recomendações para o planejamento do trabalho.


Folder informativo

Fornece informações sobre as etapas do concurso, premiações e outras informações importantes.
https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/5645/olp2016-folderguerrilha-parasite.pdf


Cronograma 5ª edição 2016


Lembrando que neste ano, a 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro está em andamento com o tema "O lugar onde vivo". O Programa criou os Percursos Formativos, um diagrama interativo que oferece autonomia para o educador escolher seu caminho de formação. Novas turmas dos cursos a distância "Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas", "Caminhos da Escrita" e "Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula" também são oferecidas ao longo do ano, além de diversos recursos didáticos interativos disponíveis no Portal.
Acompanhe as ações do Programa e participe!